CONHEÇA OS PASSOS DA METODOLOGIA MAPBIOMAS

Abaixo você encontra as principais características, a forma de organização do trabalho e a visão geral da metodologia do MapBiomas para gerar os mapas de cobertura e uso do solo bem como os mapas de transição/mudança de uso do solo entre em diferentes pares de anos.

Você pode acessar o ATBD (Documento Base da Teoria do Algoritmo) com toda descrição de metodologia e algoritmos acessando o link abaixo.

caracteristicas gerais

Todos os mapas anuais de cobertura e uso do solo do MapBiomas são produzidos a partir da classificação pixel a pixel de imagens das satélites Landsat. Todo processo é feito com extensivo algoritmos de aprendizagem de máquina (machine learning) através da plataforma Google Earth Engine que oferece imensa capacidade de processamento na nuvem. Para facilitar o parametrização dos algoritmos e a organização de todas as etapas de processamento utiliza-se as 556 cartas de 1 x 1,5o (lat/long) do IBGE.

Icon 02
Based on landsat Collection
(resolution 30 mt)
Icon 10
Processing pixel by pixel
(30 x 30 mt)
Icon 05
Organize by standardized maps tiles
(1 x 1,5o) (556 tiles for Brazil)
Icon 01
Cloud based processing

Como nos organizamos

Para realizar o mapeamento as equipes de programadores, especialistas de sensoriamento remoto e especialistas em conservação e uso da terra são organizados em times para cada bioma e tema transversal que contam com instituições líderes conforme diagrama abaixo.

Biomas

Visão geral da Metodologia

O diagrama abaixo ilustra as etapas principais do processo de geração dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do MapBiomas bem como os mapas de transição.

Metodologia